De acordo com um artigo publicado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a formação da cultura caipira teve início a partir da integração não pacífica entre europeus, africanos e indígenas, principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil. A origem dessa cultura foi essencial para dar início a um gênero de narrativa especialmente utilizado pelos povos miscigenados: os causos.
A importância que esse tipo de contação de histórias orais teve para o desenvolvimento da nossa sociedade é imensa e foi a partir do carinho que os brasileiros têm pelos causos que o Anglo Rio Preto escolheu “Causos do Interior” como tema do arraiá 2023, dedicado aos alunos do colégio.
O que são causos do interior?
Os causos são histórias contadas por meio da tradição oral, que costumam apresentar o propósito de eternizar determinados acontecimentos de geração para geração. Além disso, os causos também são considerados gêneros textuais e, como tais, apresentam suas próprias singularidades. Para identificar um causo, um dos aspectos que deve ser observado é a variação linguística, que traz sinais da origem do locutor em uma narrativa de linguagem coloquial que pode apresentar gírias, sotaques e termos específicos de determinados grupos culturais.
Nos causos do interior, observamos essas histórias serem contadas a partir de uma linguagem caipira e com elementos que podem ser fantasiosos, engraçados ou assustadores. Além disso, os causos devem transmitir a emoção de quem está contando, o que é essencial para capturar a atenção de quem está ouvindo.
Arraiá Causos do Interior
Para o arraiá “Causos do Interior”, o Anglo Rio Preto buscou expressar toda a essência caipira presente nesse tipo de narrativa tão amada. A ideia era criar um ambiente descontraído, onde os convidados poderiam sentir plena liberdade para conversar, contar histórias e vivenciar essa tradição tão divertida quanto importante na história da nossa sociedade.
O arraiá “Causos do Interior” também trouxe aos convidados o mais delicioso clima das festas juninas, repleto de músicas típicas, danças tradicionais e os mais saborosos pratos juninos. Em um evento repleto de animação, tanto alunos quanto familiares e professores puderam se divertir com uma festança que criou novos laços, propagou tradições e deixou saudades.